DICA: Como NÃO estudar uma linguagem de programação

É muito comum pessoas que estão começando a programar se verem frustadas por não acharem que são capazes de programar, que isso não é pra elas, talvez isso já deva ter acontecido com você, senão aconteceu, agradeça por isso, pois já aconteceu comigo.

Concordo que programação é sim algo complexo, certos assuntos são complicados mesmo, isso é normal como em qualquer área, mas é algo muito prazeroso e construtivo, com o empurrão certo e persistência você vai pra frente. Para resolver alguns tabus e até melhorar o modo como você estuda programação para lhe ajudar em sua carreira, seja como empresário, funcionário, autônomo, resolvemos criar esse post 🙂

Com dicas do que NÃO fazer e não ser na hora de estudar, lá vai a primeira:

NÃO SEJA EFICIENTE

eficacia-e-eficiencia
É como dizem “A prática é amiga da perfeição” mas eu tenho uma ressalva “A prática ‘eficaz’ é amiga da perfeição” o que é ser eficaz em algo? O significado de eficaz resumidamente é fazer a coisa certa do modo certo e eficiência é fazer certo ou seja bem feito aquilo que for fazer, percebeu a diferença? Seja eficaz com seus estudos, você só seguir aquele modo antigo e ultrapassado que algum professor lhe passa para estudar seria algo eficiente mas não é eficaz e não trás um bom retorno, o importante é que você busque formas que lhe agradem, essa são as formas certas.

NÃO BANQUE UM DE BILL GATES

Bill-Gates

Existem muitas pessoas que ao começar a estudar programação colocam metas um tanto quanto fora da realidade, acham que com o que estão aprendendo no mês seguinte já criaram algo que mudará o mundo, que ganhará milhões de dólares, ou reais se não estourar tão rápido assim sua ideia e por não conseguirem acabam se frustando e retornam a estaca zero.

Até Bill Gates ou mesmo o Steve Jobs que foram pessoas que mudaram o mundo, estudaram muito para fazer o que fizeram, a diversão deles era estar na frente de algo tecnológico, descobrir como aquilo funciona, modifica-lo e para isso estudaram muito antes de saírem desenvolvendo suas ideias, mas entenda, não estou dizendo para você largar seus sonhos, acredite neles e os siga, independente de quão audacioso pareça ser, mas seja paciente.

NÃO TENTE CRIAR COISAS COMPLEXAS

maths and science formula on whiteboard

Isso é um pouco do “Síndrome do Tio Bill” que falamos acima, mas é importante ressaltar para quem está começando, tentar criar um programa que faz análise em uma rede XPTO e lhe retorna em tempo real tudo que está sendo acessado com logins e senhas, para quem está aprendendo sobre listas é um tanto quanto fora da realidade certo?

Portanto mantenha essa sua mente curiosa mas vá aos poucos e crie scripts simples, uma boa sacada pra você pegar a prática é fazer uma lista de exercícios para ir pegando a mecânica e a lógica da coisa e depois ir criando seus scripts, mostrar eles para pessoas da área e pessoas que são da área, opiniões sempre são válidas.

Depois de um tempo você vai ver que aprendeu muito mais em muito menos tempo do que se ficasse parado tentando fazer coisas fora da sua realidade, naquele momento, ai depois de muito conhecimento você pode fazer aquele seu programa XPTO que faz o que você quiser.

NÃO ESTUDE TUDO AO MESMO TEMPO

frustracao

Se tem uma coisa que atrapalha e enlouque-se qualquer um é estudar várias coisas ao mesmo tempo, na terça a pessoa quer estudar Python, na quarta Java, na quinta C e assim por diante, pare com isso!

Você vai se frustar, ficar louco e não vai aprender nada, escolha uma linguagem que lhe agrade, que você se sinta bem em programar e estude com perseverança, se no meio da semana você quiser estudar outra coisa, por exemplo Redes, fique a vontade mas cronograme seus horários e não se afobe.

Estudar duas ou três linguagens ao mesmo tempo para quem está começando, nada mais é do que um atraso, linguagens de programação, se você passar a vida estudando uma só, ainda assim não saberá tudo sobre ela, sempre tem algo novo.

PARA ENCERRAR…

Para encerrar irei citar os chamados “4 C’s do Walt Disney” nome do homem que deu origem a maior empresa de animação do mundo, ele dizia que seu sucesso foi com base nesses 4 C’s que são: Curiosidade, Confiança, Coragem e Constância.

Sem dúvida precisamos ter essas qualidades para crescermos, aplique isso a suas tarefas e você será recompensado.

E para complementar sua qualidade de estudo, siga este link.

E se você ainda não começou a programar e quer saber por onde começar, dê uma lida aqui.

Um grande a abraço e até a próxima 🙂

Marcelo Freitas